padronagem básica.png
Gustavo Pinheiro
Gustavo Pinheiro

coordenador do Portfólio de Economia Carbono Zero do Instituto Clima e Sociedade

Gustavo Pinheiro

Como coordenador do portfólio de Economia Carbono Zero do iCS, Gustavo apoia iniciativas que contribuam para a aceleração da descarbonização da economia brasileira. Gustavo é co-fundador da Convergência pelo Brasil, rede de líderes financeiros incluindo ex-ministros e banqueiros centrais; da Climate Ventures, organização sem fins lucrativos que catalisa o empreendedorismo de soluções climáticas; da Investidores pelo Clima, rede de engajamento e desenvolvimento de capacidades que reúne investidores Brasileiros para a adoção de Metas Baseadas em Ciência e Compromissos de Descarbonização de Portfólio e o fundo de participações em empreendimentos de impacto socioambiental Bratus Natural Capital.

Anteriormente, Gustavo foi Diretor de Relações Governamentais da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil, liderando o desenvolvimento de políticas ambientais, de infraestrutura e agricultura, e contribuiu para o desenvolvimento sustentável das terras indígenas na Amazônia Brasileira atuando no Instituto Socioambiental (ISA). Gustavo ainda gerenciou as operações de canais digitais corporativos do ABN-AMRO Bank e desenvolveu consultorias para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Cultura e o Departamento de Transportes de São Paulo.

Participa dos conselhos da Climate Ventures, Bratus Natural Capital, Amaz Aceleradora de Impacto e é membro do Grupo de Especialistas do Setor Financeiro (FSEG) para a Race to Zero e Race to Resilience da UNFCCC.