Item List

Adnan Demachki é formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi fundador da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Paragominas (PA) e ficou na sua presidência por uma década.  

No exercício de seus mandatos como prefeito de Paragominas, recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, em reconhecimento pelo projeto “Paragominas Município Verde” desenvolvido na cidade e replicado para todo o estado do Pará e muitos municípios do Mato Grosso, Rondônia e Amazonas, projeto também reconhecido pelo Fórum Mundial Social em Oxford-Inglaterra 

Recebeu em 2018 o reconhecimento Prêmio Samuel Benchimol como personalidade da Amazônia que contribuiu com o seu desenvolvimento sustentável. 

Como empreendedor social participa de inúmeras instituições, e é Co Fundador do Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Adnan Demachki

Adnan Demachki

Mulher indígena do povo Manchineri, localizado no estado do Acre na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia. Bióloga pela Universidade Federal do Acre (UFAC), militante do movimento de mulheres indígenas e atualmente faz parte da rede de jovens comunicadores indígenas da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da rede de comunicadores Tambores da Selva da Coordenação de Organizações Indígenas Bacia Amazônica (COICA). Além de ser membro fundadora e diretora de comunicação da MATPHA, organização indígena em contexto urbano.

Alana Manchineri

Alana Manchineri

PhD in Range Science - Texas Tech University. Atualmente é professor do programa de pós graduação em tecnologias ambientais do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e pesquisador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga - UFPE na área de ciclagem biogeoquímica. Membro do comitê internacional de avaliação do Desempenho Ambiental da Pecuária - LEAP/FAO/IPCC.

Aldo Torres Sales

Aldo Sales

Primeira mulher a liderar a Associação Indígena Pariri, Alessandra é ativista Indígena do povo Munduruku  foi a segunda brasileira a vencer o  Prêmio Robert F. Kennedy de Direitos Humanos, em 2020, por seu protagonismo na luta contra o garimpo e desmatamento ilegal em terras indígenas;

Alessandra Munduruku

Alessandra Munduruku

Américo Sampaio é Coordenador do Portfólio de Comunicação e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e colunista da rádio CBN, no programa Observatório da Cidade. É sociólogo, pós-graduado em Economia e Relações Governamentais e especialista em advocacy para políticas públicas, coordenou organizações da sociedade civil como a Rede Nossa São Paulo e Comunitas, foi membro da diretoria da Escola de Governo de São Paulo e atuou em diversas campanhas com foco em clima e Direito à Cidade. É cofundador da Estratégia Brasil, consultoria em campanhas de causas e marketing político.

Américo Sampaio

Américo Sampaio

Coordenadora de Projetos de Descentralização e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Konrad Adenauer Brasil. Possui ampla experiência no terceiro setor, tanto em organizações nacionais quanto internacionais, desenvolvendo e apoiando projetos de impacto socioambientais. É internacionalista pela PUC-Rio e Mestranda em Práticas em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ana Carolina Abreu

Ana Abreu

Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário - Subárea de Direito Ambiental. Diretora de Biodiversidade do Instituto o Direito por um Planeta Verde.

Ana Maria de Oliveira Nusdeo

Ana Maria Nusdeo

Mobilizadora da Coalizão pelo Clima SP, jornalista e comunicadora com histórico no terceiro setor, startups e na imprensa (revistas, jornais e portais de notícia). A Coalizão pelo Clima SP é uma articulação democrática, plural e suprapartidária, que existe para construir coletivamente formas de luta frente à crise climática. Seu espectro de atuação é amplo e a liderança é horizontal. Já fizeram formações sobre a emergência climática no sistema carcerário, co-organizaram duas Greves pelo Clima em São Paulo, mapearam a falta de água em território paulistano e deram os primeiros passo rumo a um plano de colapso. Nesta Semana Mundial de Ação Climática estão organizando um Chamado para Ação para educadores e educadoras, com recursos educacionais abertos que podem ser trabalhados em diferentes territórios educativos (formais e não formais).

Ana Pinho

Ana Pinho

Diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público (GIP). Economista e doutora em Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho e apoio a projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Foi presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010-2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Além, de ter sido membro do conselho do GIFE, WINGS, ITS e Wikimedia, atualmente é integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade e dos conselhos da Agência Pública, Gold Standard Foundation, Instituto Escolhas, ClimaInfo, Instituto República, IPAM e Transparência Internacional.

Ana Toni

Ana Toni

Coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI Brasil. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Mackenzie e mestre em Planejamento Urbano pela UNINOVE. Formada em Direito, possui sólida experiência em instituições acadêmicas e órgãos/associações governamentais.

Ana Wernke

Ana Wernke

Gerente de Operações da World-Transforming Technologies (WTT), uma fundação dedicada a promover a inovação como ferramenta para a superação de desafios sociais e ambientais. Na WTT, Andre acelera o desenvolvimento de inovações disruptivas dedicadas a solucionar desafios sociais e ambientais de grande escala e cria espaço para a experimentação de inovações em contextos onde elas podem ter um impacto positivo. Antes de ingressar na WTT, trabalhou nos setores privado e social, incluindo sete anos na Unilever em várias posições no Brasil, Colômbia e Inglaterra. Ele é formado em Economia e mestre em Administração e Planejamento de Desenvolvimento. Andre é Fellow do D-Lab do MIT e da Eisenhower Fellowships.

Andre Wongtschowski

Andre Wongtschowski

Andrea Alvares é vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade e membro do Comitê Executivo da Natura. Antes, ocupou funções de Gerente Geral, Marketing e Estratégia na Pepsico e P&G. 
 
Andrea é membro do Comitê Executivo do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), do Conselho de Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Ela também integra o Conselho Orientador do Instituto Ethos, o Private Sector Advisory Group, do Global Environment Facility (GEF), e é membro-fundadora do grupo Mulheres do Brasil e ativamente envolvida em diversas iniciativas de empoderamento feminino.
 
Andrea foi premiada como uma das mulheres mais influentes no Brasil pela Forbes e como uma das 10 principais lideranças femininas pelo Valor Econômico.

Andrea Alvares

Andrea Alvares