top of page

Instituto Ethos de Empresas
e Responsabilidade Social (2019)

COMPROMISSOS DE AÇÃO CLIMÁTICA

Redes sociais:

Facebook

Twitter

Linkedin

Setor:

Sociedade Civil

Resumo de todas atividades climáticas:

O Ethos desenvolve atividades relacionadas a agenda de enfrentamento climático desde 2009. Através de diversas iniciativas, incluindo a criação do Fórum Clima, das publicações sobre a o desafio de harmonização das políticas de clima, o posicionamento favorável de grandes empresas a criação de mecanismos de precificação de carbono até a publicação sobre financiamento climático para adaptação, a organização potencializou suas parcerias em 2019 através da realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC). A CBMC consiste em movimento entre empresas, sociedade civil, academia e governos, para garantir o cumprimento das metas brasileiras estipuladas através da nossa Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC). Em 2020, uma segunda edição do evento será realizada e o Fórum Amazônia Sustentável, reativado em 2019, terá como objetivo catalisar as ações na região.

Atividades climáticas atuais:

1. Engajamento empresarial no enfrentamento a crise climática: através do engajamento de centenas de empresas associadas ao Ethos, iremos apresentar a importância de participação em ações de enfrentamento a crise climática para as empresas, promovendo reuniões de trabalho mensais, webinarios, parcerias, seminários e painéis. As empresas engajadas devem aderir a Declaração do Recife.

 

2. Realização da CBMC II: agendada para o segundo semestre, a segunda CBMC ocorrerá entre os dias 04 e 05 de novembro em Brasília e irá novamente se propor a garantir o cumprimento da NDC brasileira, através do engajamento de toda sociedade brasileira.

 

3. Reativação do Fórum Amazônia Sustentável: o fórum tem a missão de mobilizar lideranças dos diversos segmentos da sociedade, promovendo o diálogo e a cooperação para construir e articular ações, visando uma Amazônia justa e sustentável.

 

4. Atuar como liderança na Rede de Advocacy Colaborativo (RAC): iniciativa de organizações de diferentes áreas e expertises, cujo propósito principal é conectar interesses difusos e coletivos da sociedade civil com o parlamento brasileiro. O Ethos, em parceria com o IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade), irá liderar as ações relacionadas a implementação da Política Nacional de Mudança do Clima.

 

5. Atuar como liderança da Iniciativa Empresarial em Clima (IEC): A IEC é o movimento brasileiro dedicado ao contexto global da mudança do clima cuja missão é fortalecer a liderança do Brasil na reação a mudança do clima e na transição para uma economia de baixo carbono por meio da participação empresarial. O Ethos em 2020 irá desenvolver uma agenda de trabalho com foco na juventude, empresas, oportunidades e desafios futuros para as novas gerações.

Demonstração de atividades atuais:

Atividades climáticas futuras:

Em 2020, iremos realizar a CBMC II com foco na manutenção da NDC, mas também considerando cenário de queimadas e desmatamento bastante critico na Amazonia e outros biomas, o que irá gerar impactos significativos na biodiversidade brasileira. Durante o ano, serão realizadas eleições municipais, e portanto, uma agenda construída coletivamente, com as principais propostas para candidatos e candidatas as prefeituras será um dos principais objetivos do trabalho coletivo do grupo. Serão realizadas reuniões mensais de trabalho, considerando os temas de integridade, direitos humanos e de desenvolvimento sustentável, trabalhados pelo Ethos e pelas organizações parceiras. O Ethos também participa das COPs de clima e a participação da COP 26 no final de 2020 é também um objetivo, para divulgar nossas ações como CBMC, Fórum e a Declaração do Recife.

Oportunidades de parceria para o cumprimento dos compromissos da Declaração:

Em todos os 5 projetos apresentados acima, o Ethos tem parceiros para o desenvolvimento. Sem tais parcerias, o cumprimento do plano de trabalho não seria possível. No entanto, destacamos algumas parcerias ainda essenciais:

1. Maior adesão de empresas a Declaração do Recife; 

2. Parceria na construção de uma programação coletiva na CBMC II; 

3. Parceria com empresas para a implementação do plano de ação do Fórum Amazônia Sustentável e; 

4. Parceria com jovens e organizações de jovens na agenda da IEC para 2020.

bottom of page